A oceanografia é a ciência que estuda os oceanos, procurando compreender, descrever e prever os processos que ocorrem neste ambiente. A oceanografia tem caráter multidisciplinar e estuda os oceanos sob quatro aspectos principais: físico, químico, biológico e geológico.
O profissional formado em oceanografia chama-se oceanógrafo, e está habilitado a trabalhar na pesquisa científica dos oceanos e na gestão de recursos marinhos e ambientais.
O curso de Oceanografia enfatiza a formação de um profissional crítico e criativo, capaz de identificar e resolver problemas, de atuar de modo empreendedor e ético. A formação técnico-científica está direcionada ao conhecimento e à previsão do comportamento dos oceanos e ambientes transicionais sob todos os seus aspectos, com vistas a capacitar o profissional a atuar de forma transdisciplinar nas atividades de uso e exploração racional de recursos marinhos e costeiros, renováveis e não renováveis.
O oceanógrafo está apto a atuar, em Universidades e centros de pesquisa, nas atividades de ensino, pesquisa e/ou extensão. No setor público pode atuar em órgãos federais, estaduais e municipais como secretarias de Meio-Ambiente, secretarias de Agricultura e Pesca; secretarias de Obras e de Saneamento e em diversas divisões do Ministério da Marinha. No setor privado, está apto a trabalhar em cooperativas de produtores, setores de segurança e meio ambiente de indústrias químicas e gestão ambiental de portos, indústrias do setor de controle de efluentes e da poluição ambiental, empresas de consultoria ambiental, empresas de engenharia ligada à zona costeira, empresas de prospecção sísmica, empresas de exploração, produção e distribuição mineral (de petróleo e gás e derivados), empresas de extensão pesqueira e aquícola.
Não foram encontradas faculdades para este curso