01/09/2011 - 13:00h
As inscrições para o programa Ciência sem Fronteiras, que oferece bolsas de estudo no exterior para universitários, podem ser realizadas no site da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), até o dia 30 de setembro. O candidato poderá ser selecionado e indicado pela instituição de ensino ou realizar sua inscrição individual, caso a instituição não esteja cadastrada no programa.
As instituições de ensino têm até o dia 16 de setembro para fazer a parceria com a Capes, por meio do Acordo de Adesão.
As bolsas serão disponibilizadas na modalidade de graduação-sanduíche nos Estados Unidos da América. A ida dos bolsistas deve acontecer a partir de janeiro de 2012. O programa é destinado aos estudantes das seguintes áreas e temas:
Candidatos selecionados e indicados pelas instituições | Candidatura individual |
1) Estar matriculado em curso de bacharelado nas áreas e temas de interesse do programa; 2) ter nacionalidade brasileira; 3) ter integralizado no mínimo 40% e, no máximo, 80% do currículo previsto para seu curso, no momento do início previsto da viagem de estudos 4) apresentar nota 79, no mínimo, no TOEFL/IBT Test; 5) apresentar perfil de aluno de excelência, baseado no bom desempenho acadêmico segundo critérios da IES; 6) declarar compromisso de permanecer no Brasil pelo dobro do número de meses em relação àqueles que foi contemplado para realização da graduação-sanduíche. | 1) Estar matriculado em curso de bacharelado nas áreas e temas do programa; 2) ter nacionalidade brasileira; 3) ter integralizado no mínimo 40% e, no máximo, 80% do currículo previsto para seu curso, no momento do início previsto da viagem de estudos; 4) apresentar nota 79, no mínimo, no TOEFL/IBT Test; 5) ter ingressado na IES por meio do Programa Universidade Para Todos (Prouni) ou do Sistema De Seleção Unificada (Sisu) com nota no Exame Nacional Do Ensino Médio (Enem) superior a 600 pontos e/ou ter sido premiado nas categorias dos Prêmios Jovem Cientista, Iniciação Científica e Olimpíadas da Matemática e/ou de Ciências ou ainda detentor de premiações de mérito acadêmico; 6) ter tido ou estar usufruindo de bolsa de iniciação científica do CNPq (Pibic) ou do Pibid da Capes; 7) declarar compromisso de permanecer no Brasil pelo dobro do número de meses em relação àqueles que foi contemplado para realização da graduação-sanduíche; 8) apresentar obrigatoriamente a documentação comprobatória referente aos casos previstos nos itens 5 e 6. |
As bolsas terão duração de 12 meses, sendo 9 ou 10 meses para dedicação integral aos estudos e até três meses para Estágio de pesquisa ou inovação tecnológica em indústria, centro de pesquisa ou laboratório da própria universidade. A Capes custeará os gastos com taxas escolares, seguro saúde, alojamento e refeições oferecidos pela universidade americana.
Caso a universidade não ofereça alojamento e refeições, o aluno receberá uma bolsa integral mensal no valor de US$ 1.300. Todos os candidatos selecionados também receberão um auxílio mensal de US$ 300 e o custeio do deslocamento de ida e volta - Brasil/EUA/Brasil.
A divulgação dos resultados da seleção e as matrículas nas Universidades americanas devem acontecer nos meses de novembro e dezembro. Outras informações podem ser obtidas no documento de Chamada Pública ou pelo site da Capes.
24/09/2024 03/07/2024 02/04/2024 05/03/2020 30/01/2020