Desmistificando o Marketing
Estratégia de MKT
Data 19/12/2011
Lembro do tempo em que as pessoas diziam que marketing era dizer algo bom do que é ruim.
Lembra desse tempo? Meu pai, ao assistir TV, criticava com muita ênfase a propaganda da margarina que tinha uma família perfeita, filhos lindos e sadios consumindo margarina no café da manhã; aquela mesma que o médico proibiria de comer enquanto seu colesterol não ficasse com melhores índices.
Pois bem, duas décadas depois, algumas pessoas ainda vêem o marketing como uma forma de mascarar os pontos negativos com enganações e mentiras.
Marketing vai muito além de dizer coisas sobre algo. Estamos falando aqui em estudos, estatísticas, tendências, inovações e desejos.
Se no século passado, a literatura dizia que Marketing era “uma relação de troca entre desejo e satisfação com o consumidor”, hoje, basta olhar ao redor para ver que as empresas estão constantemente superando a arte de conquistar e manter seus clientes com as mais diversas técnicas empregadas pelo Marketing, atuando de forma tão profunda, que podemos até dizer que: “empresas precisam amar verdadeiramente seus clientes, pois só quem ama, cuida a ponto de não decepcionar a outra pessoa, quem ama se antecipa a seus desejos e realiza de forma pró-ativa ao ser amado”.
As boas empresas investem e não poupam esforços para identificar em seu consumidor a relação emocional com o produto, sua freqüência de compra e o quanto interagem com a empresa fabricante, mantendo viva a relação entre fabricante, varejo, prestador de serviço e o consumidor.
Na busca pela inovação e pelo bem social de forma sustentável, vale reinventar o passado e olhar para o consumidor e seu meio ambiente como uma cadeia de valor renovável. Empresas que não possuem em sua missão ou visão a sustentabilidade não sobreviverão por muito tempo em um mercado com consumidores tão exigentes e conscientes de sua missão nesse planeta.
A propaganda de margarina continua a passar nos intervalos das novelas, mas poucos se sentam no sofá para assistir, sendo o mais comum ouvir de longe na TV de LED, enquanto conectados ao notebook, lemos nossos e-mails, ouvimos música, ao mesmo tempo que o jantar está sendo aquecido no microondas.
Comentários & opiniões
2 comentário(s) realizado(s) até o momento
Emerson Palmarin - Estratégia de MKT
Graduado em Comunicação Social.
Especialista em Gestão Empresarial e MBA em Marketing.
Possui experiência nas áreas de marketing, processos e produtos em empresas de Telecomunicações como Claro, Vivo, Embratel, GVT e Telefônica. Consultor de Marketing para instituições de ensino e Professor do MBA de Marketing e Vendas e cursos de pós graduação da faculdade Anhanguera Educacional.
Outras informações
Desde 19/12/2011
2 artigo(s) escrito(s)
7151 acessos em artigos
Lista de artigos de Emerson Palmarin