Ser Universitario
 

Simulados de Física

1-) (VUNESP) Um objeto de massa 0,50kg está se deslocando ao longo de uma trajetória retilínea com aceleração escalar constante igual a 0,30m/s 2 . Se partiu do repouso, o módulo da sua quantidade de movimento, em kg . m/s, ao fim de 8,0s, é:




2-) (FATEC) Um corpo em movimento, num plano horizontal, descreve uma trajetória curva. É correto afirmar que:




3-) (UEL-PR) O coeficiente de dilatação linear do aço é 1,1 x 10 -5 ºC -1 . Os trilhos de uma via férrea têm 12m cada um na temperatura de 0ºC. Sabendo-se que a temperatura máxima na região onde se encontra a estrada é 40ºC, o espaçamento mínimo entre dois trilhos consecutivos deve ser, aproximadamente, de:




4-) (SÃO LEOPOLDO-RS) Num escritório são instalados 10 lâmpadas de 100W, que funcionarão, em média, 5 horas por dia. Ao final do mês, à razão de R$ 0,12 por kWh, o valor da conta será:




5-) (PUC-SP) Cinco geradores, cada um de f.e.m. igual a 4,5V e corrente de curto-circuito igual a 0,5A, são associados em paralelo. A f.e.m.e a resistência interna do gerador equivalente têm valores respectivamente iguais a:




6-) (UFES) Uma lupa é construída com uma lente convergente de 3,0cm de distância focal. Para que um observador veja um objeto ampliado de um fator 3, a distância entre a lupa e o objeto deve ser, em centímetros:




7-) A respeito do conceito da inércia, assinale a frase correta:




8-) (ODONTO - DIAMANTINA) Um objeto vertical de 1,8m de altura é colocado a 2,0m de distância de um espelho plano vertical de 1,2m de altura, obtendo-se uma imagem de altura H. Se o objeto afastar-se do espelho, para uma nova distância igual a 6,0m do espelho, a imagem terá a altura H'. Para essa situação é correto afirmar que:




9-) Pela secção reta de um fio, passam 5,0 . 10 18 elétrons a cada 2,0s. Sabendo-se que a carga elétrica elementar vale 1,6 . 10 -19 C, pode-se afirmar que a corrente elétrica que percorre o fio tem intensidade:




10-) (ITA) Uma massa m 1 em movimento retilíneo com velocidade escalar 8,0 x 10 -2 m/s colide unidimensionalmente com outra massa m 2 em repouso e sua velocidade escalar passa a ser 5,0 x 10 -2 m/s. Se a massa m 2 adquire a velocidade escalar de 7,5 x 10 -2 m/s, podemos concluir que a massa m 1 é: