Ser Universitario
 

Simulados de Física

1-) (UNIFOR) Sobre o vidro de um espelho plano coloca-se a ponta de um lápis e verifica-se que a distância entre a ponta do lápis e sua imagem é de 12mm. Em mm, a espessura do vidro do espelho é, então, de:




2-) (MACKENZIE) Ao se aquecer de 1,0ºC uma haste metálica de 1,0m, o seu comprimento aumenta de 2,0 . 10 -2 mm. O aumento do comprimento de outra haste do mesmo metal, de medida inicial 80cm, quando a aquecemos de 20ºC, é:




3-) (FUVEST) Um chuveiro elétrico, ligado em média uma hora por dia, gasta R$ 10,80 de energia elétrica por mês. Se a tarifa cobrada é de R$ 0,12 por quilowatt-hora, então a potencia desse aparelho elétrico é:




4-) (OSEC) A respeito da quantidade de movimento e da energia cinética de um corpo de massa constante assinale a opção correta:




5-) (FATEC) Um corpo em movimento, num plano horizontal, descreve uma trajetória curva. É correto afirmar que:




6-) (UFMS) A maioria das substâncias sofre fusão com aumento de volume. No entanto, algumas substâncias como o bismuto e o antimônio fundem com contrações de volume. É correto afirmar que:




7-) (FCC) Uma sala é iluminada por uma única fonte de luz. A sombra de um objeto projetada na parede apresenta uma região de penumbra. Esta observação permite concluir que a fonte de luz:




8-) (FUVEST) Um ser humano adulto e saudável consome, em média, uma potência de 120J/s. Uma “caloria alimentar” (1kcal) corresponde, aproximadamente, a 4,0 x 10 3 J. Para nos mantermos saudáveis, quantas “calorias alimentares” devemos utilizar, por dia, a partir dos alimentos que ingerimos?




9-) (VUNESP) Um objeto de massa 0,50kg está se deslocando ao longo de uma trajetória retilínea com aceleração escalar constante igual a 0,30m/s 2 . Se partiu do repouso, o módulo da sua quantidade de movimento, em kg . m/s, ao fim de 8,0s, é:




10-) (ITA) Uma massa m 1 em movimento retilíneo com velocidade escalar 8,0 x 10 -2 m/s colide unidimensionalmente com outra massa m 2 em repouso e sua velocidade escalar passa a ser 5,0 x 10 -2 m/s. Se a massa m 2 adquire a velocidade escalar de 7,5 x 10 -2 m/s, podemos concluir que a massa m 1 é: