Ser Universitario
 

Simulados de Física

1-) (FCC) Uma sala é iluminada por uma única fonte de luz. A sombra de um objeto projetada na parede apresenta uma região de penumbra. Esta observação permite concluir que a fonte de luz:




2-) (UCSA) Uma partícula de massa constante tem o módulo de sua velocidade aumentado em 20%. O respectivo aumento de sua energia cinética será de:




3-) (ITA) Uma massa m 1 em movimento retilíneo com velocidade escalar 8,0 x 10 -2 m/s colide unidimensionalmente com outra massa m 2 em repouso e sua velocidade escalar passa a ser 5,0 x 10 -2 m/s. Se a massa m 2 adquire a velocidade escalar de 7,5 x 10 -2 m/s, podemos concluir que a massa m 1 é:




4-) (FUVEST) Um vagão A, de massa 10t, move-se com velocidade escalar igual a 0,40m/s sobre trilhos horizontal sem atrito até colidir com um outro vagão B, de massa 20t, inicialmente em repouso. Após a colisão, o vagão A fica parado. A energia cinética final do vagão B vale:




5-) (PUCC) Na expressão F = A x 2 , F representa força e x um comprimento. Se MLT -2 é a fórmula dimensional da força onde M é o símbolo da dimensão massa , L da dimensão comprimento e T da dimensão tempo , a fórmula dimensional de A é:




6-) (UNITAU) Numa secção reta de um condutor de eletricidade, passam 12C a cada minuto. Nesse condutor, a intensidade da corrente elétrica, em àmperes, é igual a:




7-) (UNIFOR) Sobre o vidro de um espelho plano coloca-se a ponta de um lápis e verifica-se que a distância entre a ponta do lápis e sua imagem é de 12mm. Em mm, a espessura do vidro do espelho é, então, de:




8-) (UNIP) Um estudante de Física deseja acender seu cigarro usando um espelho esférico e a energia solar. A respeito do tipo de espelho esférico e do posicionamento da ponta do cigarro, assinale a opção correta: Espelho Posição da ponta do cigarro




9-) (FUVEST) Um chuveiro elétrico, ligado em média uma hora por dia, gasta R$ 10,80 de energia elétrica por mês. Se a tarifa cobrada é de R$ 0,12 por quilowatt-hora, então a potencia desse aparelho elétrico é:




10-) (MACKENZIE) Ao se aquecer de 1,0ºC uma haste metálica de 1,0m, o seu comprimento aumenta de 2,0 . 10 -2 mm. O aumento do comprimento de outra haste do mesmo metal, de medida inicial 80cm, quando a aquecemos de 20ºC, é: