Ser Universitario
 

Simulados de Geografia

1-) (PUCC) Uma das ilhas oceânicas do Brasil, em virtude de sua fauna e flora características, já foi visitada por inúmeras expedições científicas. É ela:




2-) (CEFET-PR) dentre as citadas assinale a alternativa que contenha apenas as fontes de energia renováveis mais utilizadas no Brasil:




3-) As jazidas brasileiras de carvão mineral localizam-se em terrenos, datando geologicamente:




4-) (UNIMEP) Em relação à privatização da Vale do Rio Doce, existiu argumentos pró e argumentos contra. Para os defensores da desestatização:. A Vale não tinha importância estratégica para o desenvolvimento econômico-social do país. II. O Estado deveria deixar a função de empresário. III. O financiamento da Vale seria um mau negócio para o Estado. IV. Privatizar a Vale não seria privatizar o solo brasileiro. V. A própria empresa, livre de burocracia, poderia produzir mais, pagar mais impostos e gerar mais empregos. Da relação anterior, são, particularmente, eram argumentos neoliberais:




5-) (FGV) “Em virtude da existência de inúmeros fatores históricos e econômicos, os baixos cursos dos rios geralmente apresentam elevadas densidades demográficas”. Comprovam a afirmação os rios:




6-) (PUC) A exploração de reservas de ferro e de manganês do Brasil Sudeste se desenvolve em Minas Gerais e, mais precisamente:




7-) (UFCE) Identifique a região do relevo submarino, na qual foi encontrado o petróleo no Ceará:




8-) (UNIV. CATÓLICA - Pelotas) A Bacia Platina é formada por grandes bacias secundárias, possuindo o maior potencial hidrelétrico instalado no Brasil, e a maior usina hidrelétrica construída até hoje. Esse potencial é localizado na bacia do rio:




9-) (UFMG) Com a abertura das fronteiras brasileiras aos produtos manufaturados estrangeiros, evidenciou-se a fraca competitividade da maioria dos setores industriais do país. Sobre esse aspecto da nossa indústria, todas as alternativas estão corretas, exceto :




10-) (UNIMEP) O castanheiro, nativo da Amazônia e que tem seu principal reduto na Região de Marabá, no Pará, ocorre principalmente: