Ser Universitario
 

Simulados de Geografia

1-) (UNIMEP) Em relação à privatização da Vale do Rio Doce, existiu argumentos pró e argumentos contra. Para os defensores da desestatização:. A Vale não tinha importância estratégica para o desenvolvimento econômico-social do país. II. O Estado deveria deixar a função de empresário. III. O financiamento da Vale seria um mau negócio para o Estado. IV. Privatizar a Vale não seria privatizar o solo brasileiro. V. A própria empresa, livre de burocracia, poderia produzir mais, pagar mais impostos e gerar mais empregos. Da relação anterior, são, particularmente, eram argumentos neoliberais:




2-) (CEFET-PR) dentre as citadas assinale a alternativa que contenha apenas as fontes de energia renováveis mais utilizadas no Brasil:




3-) (PUC) A exploração de reservas de ferro e de manganês do Brasil Sudeste se desenvolve em Minas Gerais e, mais precisamente:




4-) (UNIFENAS) Sobre o comércio exterior brasileiro seria errado afirmar que:




5-) (UNIMEP) A crise econômica por que passou o Brasil na década de 80 - a "década perdida", como ficou conhecida - pôs fim ao período de extraordinário crescimento econômico ocorrido nas três décadas anteriores. Da década de 50 até a de 70, impulsionado por um processo de industrialização da sociedade, o Brasil apresentou bom desenvolvimento econômico tanto em nível regional quanto mundial. Nesse período, os ingredientes básicos do grande crescimento econômico industrial do país foram:




6-) (UNOPAR) A expressão “Bacia Hidrográfica” pode ser entendida como:




7-) (UFPA) As regiões brasileiras exercem diferentes papéis no que diz respeito a “divisão inter-regional do trabalho” ressaltando-se que:




8-) (UNIFENAS) São características do comércio exterior brasileiro na década de 80, exceto:




9-) A Bahia destaca-se na produção de piaçava ( Attalea ), mas existem outras áreas produtoras, como é o caso do:




10-) (UNIFENAS) A organização do espaço geográfico brasileiro após a industrialização sofreu mudanças profundas. Seria errado afirmar: