Ser Universitario
 

Simulados de Geografia

1-) (ESCCAI) “No mundo capitalista a preocupação primordial é obtenção de lucros cada vez maiores. É dessa busca incessante de lucros máximos que resultam as estratégias de localização geográfica das empresas industriais, que em inúmeros fatores têm de ser considerados isoladamente e em conjunto.” A partir do texto acima conclui-se que os fatores mais importantes são, exceto :




2-) (UNIMEP) A crise econômica por que passou o Brasil na década de 80 - a "década perdida", como ficou conhecida - pôs fim ao período de extraordinário crescimento econômico ocorrido nas três décadas anteriores. Da década de 50 até a de 70, impulsionado por um processo de industrialização da sociedade, o Brasil apresentou bom desenvolvimento econômico tanto em nível regional quanto mundial. Nesse período, os ingredientes básicos do grande crescimento econômico industrial do país foram:




3-) (PUC - SP) A exploração da seringueira é importante atividade da Região Amazônica; todavia, a sua atuação se restringe atualmente às porções:




4-) (UFMG) Com a abertura das fronteiras brasileiras aos produtos manufaturados estrangeiros, evidenciou-se a fraca competitividade da maioria dos setores industriais do país. Sobre esse aspecto da nossa indústria, todas as alternativas estão corretas, exceto :




5-) (UNIV. ESTÁCIO DE SÁ) Aponte a afirmativa incorreta:




6-) (PUC) A Usina de Itaipu é um empreendimento conjunto:




7-) (UFCE) Identifique a região do relevo submarino, na qual foi encontrado o petróleo no Ceará:




8-) (UNIFENAS) São características do comércio exterior brasileiro na década de 80, exceto:




9-) (UFPA) As regiões brasileiras exercem diferentes papéis no que diz respeito a “divisão inter-regional do trabalho” ressaltando-se que:




10-) (UFF) O interesse dos governos estaduais em instalar indústrias em suas áreas por meio de incentivos fiscais levou-os a travar uma "guerra fiscal". Um dos Estados que há pouco se valeu desse recurso foi o Rio de Janeiro. Assinale a opção que indica corretamente a região do Estado do Rio de Janeiro que mereceu, recentemente, destaque no noticiário dos jornais pela instalação de grande indústria atraída por essa política da "guerra fiscal":