Ser Universitario
 

Simulados de Geografia

1-) (PUC-SP) O maior produtor mundial de borracha sintética é:




2-) (UNIFOR) Os novos investimentos em regiões mais distantes do eixo Rio-São Paulo estão permitindo a algumas cidades nordestinas, um crescimento industrial maior do que alguns pólos econômicos do Centro-Sul. Essa expansão se deve, basicamente:




3-) (UFF) O interesse dos governos estaduais em instalar indústrias em suas áreas por meio de incentivos fiscais levou-os a travar uma "guerra fiscal". Um dos Estados que há pouco se valeu desse recurso foi o Rio de Janeiro. Assinale a opção que indica corretamente a região do Estado do Rio de Janeiro que mereceu, recentemente, destaque no noticiário dos jornais pela instalação de grande indústria atraída por essa política da "guerra fiscal":




4-) (BRAGANÇA PAULISTA) Para facilitar o aumento da produção brasileira destinada à exportação, o governo federal criou os "corredores de exportação", que podem ser assim definidos:




5-) (CESGRANRIO) Porto salineiro mais importante, situado no Nordeste do País:




6-) (FAC. AGRONOMIA E ZOOTECNIA de Uberaba) Leia as afirmativas abaixo sobre a hidrografia brasileira: I. É a maior das três bacias que formam a Bacia Platina, pois possui 891.309 km 2 , o que corresponde a 10,4% da área do território brasileiro. II. Possui a maior potência instalada de energia elétrica, destacando-se algumas grandes usinas. III. Em virtude de suas quedas d'água, a navegação é difícil. Entretanto, com a instalação de usinas hidrelétricas, muitas delas já possuem eclusas para permitir a navegação. Estas características referem-se à bacia do:




7-) (PUC) O levantamento das potencialidades do meio natural constitui toda a estratégia dos programas de desenvolvimento regional. Nesse campo, a maior contribuição para o conhecimento da Amazônia tem sido:




8-) (PUC) A Usina de Itaipu é um empreendimento conjunto:




9-) (UNIFENAS) Sobre o comércio exterior brasileiro seria errado afirmar que:




10-) (UNIFENAS) São características do comércio exterior brasileiro na década de 80, exceto: