Login
Cadastre-se
Quero ser
Universitário
Enade
Enem
Fies
Inep
MEC
Prouni
Sisu
Sisutec
Busca
de universitário
Faculdade
Estude no Exterior
Professor
Cursos
Cursos de Graduação
Curso de Programação
Desenvolvimento Pessoal
Pronatec
Estude
com
o ser universitário
Apostila de Vestibular
Simulados Online
Vestibular
Vídeo Aula
+ Educaçao
Entrevista
Just In Time!
Trabalho
Emprego
Mercado de Trabalho
Estágio & Treinee
Universitário
›
Simulados Online
›
História
›
Simulado
Simulados de História
1-) Qual o acontecimento que em 1871 veio alterar o equilíbrio europeu?
a) A unificação da Alemanha.
b) A derrota da França na Guerra Franco-Prussiana.
c) O início da industrialização da Rússia.
d) A dissolução da "Liga dos Três Imperadores".
e) O fim do Império de Napoleão III.
2-) Durante a Baixa Idade Média surgiram os movimentos comunais, que pretendiam:
a) A substituição do feudalismo pelo capitalismo.
b) Organizar novas cidades fora do território feudal.
c) Subordinar a cidade à autoridade real.
d) Garantir a continuidade do comércio pelo Mediterrâneo.
e) Obter direitos próprios para as cidades.
3-) O movimento renascentista está estreitamente ligado a uma série de transformações socioeconômicas iniciadas na Baixa Idade Média. Assinale as alternativas que contém elementos estranhos ao renascimento cultural:
a) O renascimento enfatiza uma cultura laica, racional e científica.
b) A cultura renascentista expressa valores burgueses.
c) Pode-se afirmar que o elemento central do Renascimento foi humanismo.
d) Na perspectiva renascentista, o homem é concebido como um ser que se assemelha a Deus em sua genialidade e criatividade.
e) Os valores feudais foram exaltados nos primeiros momentos do movimento renascentista.
4-) (MACK) O período de predomínio do mercantilismo caracteriza-se:
a) pela extinção das empresas monopolistas;
b) pela luta entre mercadores e manufaturadores;
c) pela grande acumulação de metais preciosos;
d) pelo desaparecimento das guildas;
e) pelo surgimento dos primeiros socialistas.
5-) (UFGO) Parte integrante da política econômica mercantilista, a concepção monetária preconizava, acima de tudo:
a) a livre circulação de mercadorias;
b) uma política industrialista e protecionista;
c) a proibição quanto a saída de ouro e prata do país;
d) a exploração das colônias e o desenvolvimento do comércio;
e) a realização de reformas monetárias e o desenvolvimento do sistema de crédito.
6-) A relação entre os fatos e as estruturas não apresenta uma das características abaixo:
a) Os fatos são uma manifestação exterior das estruturas.
b) A partir dos fatos, somos capazes de penetrar nas estruturas.
c) Somente compreendemos a História quando captamos a estrutura dos sistemas.
d) A partir da compreensão da estrutura, temos uma perfeita inteligibilidade dos fatos.
e) É a compreensão dos fatos que nos dá a real compreensão do processo histórico.
7-) Os Estados teocráticos da Mesopotâmia e do Egito evoluíram acumulando características comuns e peculiaridades culturais. Os egípcios desenvolveram a prática de embalsamar o corpo humano porque:
a) se opunham ao politeísmo dominante na época;
b) seus deuses, sempre prontos a castigar os pecadores, desencadearam o Dilúvio;
c) depois da morte, a alma podia voltar ao corpo mumificado;
d) construíram túmulos em forma de pirâmides truncadas, erigidos para a eternidade;
e) os camponeses constituíam a categoria social inferior.
8-) Qual dos fatores abaixo NÃO está ligado à I Guerra Mundial enquanto causa?
a) O Tratado de Frankfurt.
b) A crescente procura de mercados e matérias-primas.
c) A política agressiva de Bismarck.
d) A Crise Balcânica.
e) A disputa colonial.
9-) A reforma católica, dentro do espírito do Concílio de Trento, procurou encontrar o crescimento do movimento reformista protestante, utilizando-se de várias medidas. Dentre elas podemos apontar:
a) Favoreceu a interpretação individual da Bíblia, desde que fossem aceitos os dogmas fundamentais.
b) Adotou uma atitude mais liberal em relação à produção literária, atenuando a censura medieval.
c) Estimulou a ação de ordens religiosas em vários setores, sobretudo na evangelização e educação.
d) d) Estabeleceu uma nova composição para o sacro colégio, de modo que todas as nações cristãs estivessem nele representadas.
e) Criou uma comissão para a melhoria do relacionamento com os povos não-cristãos, com vistas a evitar a propagação do protestantismo junto a tais povos.
10-) (USP) O assassinato do herdeiro do Império Austro-Húngaro em Sarajevo veio complicar a situação européia e ocasionou a eclosão da I Guerra Mundial. O personagem em questão era:
a) o Kaiser Guilherme
b) Francisco Fernando
c) Lloyd George
d) Nicolau Romanov
e) n.d.a.
Conteúdo Gratuito, porém, necessário estar logado!
Por favor, realize o login para total acesso ao conteúdo do
Ser Universitário
.
Login