Login
Cadastre-se
Quero ser
Universitário
Enade
Enem
Fies
Inep
MEC
Prouni
Sisu
Sisutec
Busca
de universitário
Faculdade
Estude no Exterior
Professor
Cursos
Cursos de Graduação
Curso de Programação
Desenvolvimento Pessoal
Pronatec
Estude
com
o ser universitário
Apostila de Vestibular
Simulados Online
Vestibular
Vídeo Aula
+ Educaçao
Entrevista
Just In Time!
Trabalho
Emprego
Mercado de Trabalho
Estágio & Treinee
Universitário
›
Simulados Online
›
História
›
Simulado
Simulados de História
1-) TAUBATÉ) A filosofia escolástica, que predominou na Baixa idade Média, representou:
a) a) uma tentativa de integração dos ideais cristãos com a filosofia aristotélica;
b) a supremacia do racionalismo sobre o misticismo;
c) a dominação da fé pela razão;
d) a dominação absoluta da fé pela razão;
e) n.d.a.
2-) (MACK) Pode ser considerada uma característica do Sistema Colonial:
a) a adoção, por parte das metrópoles, uma política liberal que facilitou a emancipação das colônias;
b) a não-intervenção do Estado na economia e o incentivo às atividades naturais;
c) o monopólio comercial metropolitano e a sua influência no aquecimento da burguesia e no desenvolvimento do capitalismo;
d) a extinção do trabalho escravo e o desenvolvimento econômico das áreas coloniais;
e) a economia voltada para o mercado interno e para a acumulação capitalista no setor colonial.
3-) Num universo social de analfabetos, eram imagens, vistas pelos fiéis por dentro e por fora, ao longo de toda Igreja, que transmitiam e repetiam imutáveis as lições da teologia cristã. A arte (...) não guardava nenhuma relação necessária com a realidade concreta e cotidiana do mundo. O texto do historiador Nicolau Sevcenko retrata o papel da arte no mundo feudal. Essas características foram alteradas:
a) Com a formação das Monarquias nacionais, na medida em que, apenas com o poder centralizado, se adotou uma nova visão do mundo.
b) A partir da Reforma Religiosa, que quebrou o poder universal da Igreja Católica, permitindo a liberdade de expressão.
c) No processo de transição feudo-capitalista, quando a ascensão de uma nova camada social possibilitou o desenvolvimento de uma nova cultura, individualista.
d) Devido às cruzadas, que possibilitaram uma nova dinâmica à economia e às cidades e permitiram a chegada de obras artísticas de origem árabe.
e) Somente após a expansão marítima, quando os europeus estabeleceram contato com outros povos, ou seja, com diferentes realidades.
4-) (OSEC) I. ( ) "Estes nomos eram cidades-Estados, nas quais se iniciou a dissolução da propriedade coletiva, com o surgimento, no interior de cada um, de uma espécie de aristocracia, proprietária das melhores terras." II. ( ) "Era o estado, personificado na figura do chefe supremo, que construía os grandes canais de irrigação, como meio de desenvolver a agricultura, dirigindo para esse fim o trabalho excedente das comunidades." III. ( ) "Tivemos também a cristalização das camadas sociais, tendo-se formado uma poderosa burocracia estatal (administrativa e religiosa) que tornou seus cargos hereditários." IV. ( ) "Essa reforma religiosa, que estabeleceu o monoteísmo no Egito, teve por finalidade enfraquecer o poder dos sacerdotes de Amon , que representavam um perigo para a Monarquia." Os textos acima estão ligados, respectivamente:
a) a Amenófis IV; à estratificação social dos impérios teocráticos com agricultura de regadio; ao reinado de Ramsés II; à unificação política do Egito;
b) à formação do Império Assírio; ao regime político dos impérios teocráticos com agricultura de regadio; a Amenófis IV; à formação do Novo Império Egípcio;
c) à formação do Império Egípcio; a Amenófis IV; à estratificação social dos impérios teocráticos com agricultura de regadio; à conquista do Egito pelos hicsos;
d) à formação dos reinos egípcios; ao regime político dos impérios teocráticos com agricultura de regadio; à estratificação social dos impérios teocráticos com agricultura de regadio; a Amenófis IV;
e) ao regime político dos impérios teocráticos com agricultura de regadio; à formação do império egípcio; a Amenófis IV; à implantação do monoteísmo judaico no Egito.
5-) Qual dos fatores abaixo NÃO está ligado à I Guerra Mundial enquanto causa?
a) O Tratado de Frankfurt.
b) A crescente procura de mercados e matérias-primas.
c) A política agressiva de Bismarck.
d) A Crise Balcânica.
e) A disputa colonial.
6-) (VUNESP) Ao final do século passado, a dominação e a espoliação assumiram características novas nas áreas partilhadas e neocolonizadas. A crença no progresso, o darwinismo social e a pretensa superioridade do homem branco marcaram o auge da hegemonia européia. Assinale a alternativa que encerra, no plano ideológico, certo esforço para justificar interesses imperialistas:
a) A humilhação sofrida pela China, durante um século e meio, era algo inimaginável para os ocidentais.
b) A civilização deve ser imposta aos países e raças onde ela não pode nascer espontaneamente.
c) A invasão de tecidos de algodão do Lancashire desferiu sério golpe no artesanato indiano.
d) A diplomacia do canhão e do fuzil, a ação dos missionários e dos viajantes naturalistas contribuíram para quebrar a resistência cultural das populações africanas, asiáticas e latino-americanas.
e) O mapa das comunicações nos ensina: as estradas de ferro colocavam os portos das áreas colonizadas em contato com o mundo exterior.
7-) O Renascimento Cultural é um fenômeno:
a) Apenas artístico totalmente desvinculado de qualquer elemento socioeconômico.
b) Artístico-intelectual que refletia o processo de evolução por que passava a sociedade da época.
c) De caráter exclusivamente burguês, em que não existia o mecenato de outras instituições sociais.
d) De valorização do passado medieval, do sinecurismo e do celibato.
e) Voltado a contribuir para a destruição do Estado centralizado.
8-) A relação entre os fatos e as estruturas não apresenta uma das características abaixo:
a) Os fatos são uma manifestação exterior das estruturas.
b) A partir dos fatos, somos capazes de penetrar nas estruturas.
c) Somente compreendemos a História quando captamos a estrutura dos sistemas.
d) A partir da compreensão da estrutura, temos uma perfeita inteligibilidade dos fatos.
e) É a compreensão dos fatos que nos dá a real compreensão do processo histórico.
9-) (GV) A Guerra dos Cem Anos (1337 - 1453), entre franceses e ingleses, teve como conseqüências principais:
a) a consolidação do poder monárquico na França e a expulsão quase completa dos ingleses do território francês;
b) a consolidação do poder monárquico na Inglaterra e a expulsão quase completa dos franceses do território
c) a incorporação de parte do território francês pela Inglaterra e o conseqüente enfraquecimento do poder real na França;
d) a incorporação de parte do território inglês pela França e o conseqüente enfraquecimento do poder real na
e) a aliança entre franceses e flamengos e o fim da hegemonia inglesa sobre o comércio europeu.
10-) Durante a Baixa Idade Média surgiram os movimentos comunais, que pretendiam:
a) A substituição do feudalismo pelo capitalismo.
b) Organizar novas cidades fora do território feudal.
c) Subordinar a cidade à autoridade real.
d) Garantir a continuidade do comércio pelo Mediterrâneo.
e) Obter direitos próprios para as cidades.
Conteúdo Gratuito, porém, necessário estar logado!
Por favor, realize o login para total acesso ao conteúdo do
Ser Universitário
.
Login