Ser Universitario
 

Simulados de História

1-) (SANTA CASA) O período do Cativeiro da Babilônia (586 - 539 a. C.) foi importante na evolução da religião hebraica, pois, graças ao contato com os neobabilônios, os judeus:




2-) A pregação de Maomé fez-se inicialmente em Meca, e atemorizou os coraixitas, guardiões da Caaba e beneficiados com o comércio caravaneiro. A principal preocupação de Maomé foi:




3-) (CESGRANRIO) Houve uma série de mudanças que assinalaram a transição da economia estática e contrária ao lucro da Idade Média para o dinâmico regime capitalista do século XV e seguintes. A respeito desse processo, podemos afirmar que:




4-) Os Estados teocráticos da Mesopotâmia e do Egito evoluíram acumulando características comuns e peculiaridades culturais. Os egípcios desenvolveram a prática de embalsamar o corpo humano porque:




5-) Processo de destruição dos particularismos, fortalecimento do poder real, criação de Igrejas nacionais submetidas à autoridade do Estado, bem como argumentações justificadoras do poder, são um fenômeno:




6-) (OSEC) Um dos fatores da I Grande Guerra foi a rivalidade industrial entre a Alemanha e a Inglaterra, porque:




7-) O “Bulionismo” ou entesouramento caracterizava a prática mercantilista do início dos tempos modernos. Tal prática pode ser entendida como:




8-) A reforma católica, dentro do espírito do Concílio de Trento, procurou encontrar o crescimento do movimento reformista protestante, utilizando-se de várias medidas. Dentre elas podemos apontar:




9-) (UERJ) Na Revolução Industrial, o pioneirismo inglês resultou de uma série de fatores, entre os quais sua hegemonia marítimo-comercial. A concretização dessa hegemonia ficou evidente quando a Inglaterra adotou a seguinte medida:




10-) (UFRN) O sistema de colonização objetivado pela política mercantilista tinha em mira: