Login
Cadastre-se
Quero ser
Universitário
Enade
Enem
Fies
Inep
MEC
Prouni
Sisu
Sisutec
Busca
de universitário
Faculdade
Estude no Exterior
Professor
Cursos
Cursos de Graduação
Curso de Programação
Desenvolvimento Pessoal
Pronatec
Estude
com
o ser universitário
Apostila de Vestibular
Simulados Online
Vestibular
Vídeo Aula
+ Educaçao
Entrevista
Just In Time!
Trabalho
Emprego
Mercado de Trabalho
Estágio & Treinee
Universitário
›
Simulados Online
›
História
›
Simulado
Simulados de História
1-) Em todos os sistemas de alianças formados por Bismarck, qual o país que foi sistematicamente excluído?
a) Áustria
b) Rússia
c) França
d) Itália
e) Grã-Bretanha
2-) (PUCCAMP) "O produto da atividade humana é separado de seu produtor e açambarcado por uma minoria: a substância humana é absorvida pelas coisas produzidas, em lugar de pertencer ao homem." A partir do texto, pode-se afirmar que a Revolução Industrial:
a) produziu a hegemonia do capitalista na produção social;
b) tornou a manufatura uma alternativa para o artesanato;
c) introduziu métodos manuais de trabalho na produção;
d) tornou o homem mais importante que a máquina;
e) valorizou o produtor autônomo.
3-) (USP) O assassinato do herdeiro do Império Austro-Húngaro em Sarajevo veio complicar a situação européia e ocasionou a eclosão da I Guerra Mundial. O personagem em questão era:
a) o Kaiser Guilherme
b) Francisco Fernando
c) Lloyd George
d) Nicolau Romanov
e) n.d.a.
4-) (MACK) Pode ser considerada uma característica do Sistema Colonial:
a) a adoção, por parte das metrópoles, uma política liberal que facilitou a emancipação das colônias;
b) a não-intervenção do Estado na economia e o incentivo às atividades naturais;
c) o monopólio comercial metropolitano e a sua influência no aquecimento da burguesia e no desenvolvimento do capitalismo;
d) a extinção do trabalho escravo e o desenvolvimento econômico das áreas coloniais;
e) a economia voltada para o mercado interno e para a acumulação capitalista no setor colonial.
5-) Thomas Malthus e David Ricardo distinguiram-se respectivamente por suas teorias sobre:
a) população e salário;
b) salário e lucro;
c) população e protecionismo;
d) protecionismo e salário;
e) laissez faire e leis do trigo.
6-) Num universo social de analfabetos, eram imagens, vistas pelos fiéis por dentro e por fora, ao longo de toda Igreja, que transmitiam e repetiam imutáveis as lições da teologia cristã. A arte (...) não guardava nenhuma relação necessária com a realidade concreta e cotidiana do mundo. O texto do historiador Nicolau Sevcenko retrata o papel da arte no mundo feudal. Essas características foram alteradas:
a) Com a formação das Monarquias nacionais, na medida em que, apenas com o poder centralizado, se adotou uma nova visão do mundo.
b) A partir da Reforma Religiosa, que quebrou o poder universal da Igreja Católica, permitindo a liberdade de expressão.
c) No processo de transição feudo-capitalista, quando a ascensão de uma nova camada social possibilitou o desenvolvimento de uma nova cultura, individualista.
d) Devido às cruzadas, que possibilitaram uma nova dinâmica à economia e às cidades e permitiram a chegada de obras artísticas de origem árabe.
e) Somente após a expansão marítima, quando os europeus estabeleceram contato com outros povos, ou seja, com diferentes realidades.
7-) (PUC) O fim da I Guerra Mundial trouxe, entre outras conseqüências:
a) a unificação política do Oriente Médio, sob a liderança do Egito;
b) o aparecimento de numerosos novos Estados, em virtude da desintegração dos Impérios Otomano, Austro-Húngaro e Russo;
c) a ampliação do território alemão, em detrimento com a Polônia;
d) a simplificação do mapa político da Eurásia pelo desaparecimento de numerosos pequenos Estados;
e) a dominação da Alemanha pelas forças de ocupação aliadas.
8-) I. As cidades-Estado fenícias são consideradas a mais progressista forma de organização do Estado existente na Antigüidade Oriental. II. A religião fenícia foi monoteísta, a exemplo dos hebreus. III. A grande contribuição dos fenícios para as civilizações posteriores foi a invenção do alfabeto fonético, criado por interesses comerciais.
a) I, II e III estão corretas.
b) I, II e III estão incorretas.
c) Apenas I e II estão corretas.
d) Apenas I e III estão corretas.
e) Apenas II e III estão corretas.
9-) (OSEC) Os fenícios dedicavam-se primordialmente ao comércio marítimo porque:
a) era grande seu excedente agrícola;
b) sua organização militar lhes garantia o domínio dos mares;
c) sua localização geográfica os induzia a isso;
d) sua organização política era fortemente centralizada;
e) sua atividade militar lhes proporcionava numerosos escravos para atuar nas galeras como remadores.
10-) A pregação de Maomé fez-se inicialmente em Meca, e atemorizou os coraixitas, guardiões da Caaba e beneficiados com o comércio caravaneiro. A principal preocupação de Maomé foi:
a) Destruir o predomínio comercial em Meca, em benefício da cidade de Medina, que o adotou.
b) Promover uma aliança entre as cidades árabes para combater os beduínos, que vivam na pilhagem e impediam o desenvolvimento comercial.
c) Estabelecer uma doutrina sincrética, que pudesse ser assimilada tanto pelos beduínos do deserto, como por cristãos e principalmente judeus.
d) Desenvolver uma doutrina que promovesse a unificação religiosa, favorecendo a unidade política, necessária para superação das grandes dificuldades dos árabes.
e) Criar condições para o expansionismo árabe que possibilitasse o enriquecimento dos povos beduínos, marginalizados no deserto.
Conteúdo Gratuito, porém, necessário estar logado!
Por favor, realize o login para total acesso ao conteúdo do
Ser Universitário
.
Login