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Simulados de Português
1-) Comparando a oratória sacra de Pe. Antonio Vieira à do Pe. Manuel Bernardes, só podemos dizer que:
a) se repartem entre temas políticos e sociais e temas místicos, apoiando-se ora na realidade social, ora nas questões metafísicas e teológicas;
b) se dividem entre o Brasil e Portugal, entre o nacionalismo luso e o universalismo da Igreja Católica Romana;
c) privilegiam o aspecto conceptista do barroco e refletem, de formas diversas, o fervor religioso da Contra-Reforma;
d) são, a rigor, obras luso-brasileiras, já que seus autores viveram na Colônia, refletiram sobre a realidade do Novo Mundo e pregaram sobre ela;
e) representam uma oposição aos abusos da Metrópole, do Absolutismo e da Inquisição, prenunciando o racionalismo neoclássico.
2-) "O poeta que não seguir aos Antigos perderá de todo o norte, e não poderá jamais alcançar aquela força, energia e majestade que nos retratam o famoso e angélico semblante da Natureza. Devemos imitar e seguir os Antigos: assim no-lo ensina Horácio, no-lo dita a razão; e o confessa todo o mundo literário." O texto acima, de autoria de Correia Galvão, um dos fundadores da Arcádia Lusitana, define propostas do neoclassicismo que:
a) serão integralmente respeitadas por Bocage;
b) contradizem os ideais clássicos;
c) serão retomadas e adaptadas, no século XIX, pelo Parnasianismo;
d) propõem a valorização do subjetivismo e da originalidade;
e) se incompatibilizam com a tradição renascentista.
3-) “Destroem-se em minutos, feitos montes de leivas, antigas roças penosamente cultivadas...” O “se” (destroem-se) é:
a) objeto indireto
b) objeto direto
c) sinal de sujeito indeterminado
d) sujeito
e) partícula apassivadora
4-) Identifique a alternativa que não contenha ideais clássicos de arte:
a) Universalismo e racionalismo.
b) Formalismo e perfeccionismo.
c) Obediência às regras e modelos e contenção do lirismo.
d) Valorização do homem (do aventureiro, do soldado, do sábio e do amante) e verossimilhança (imitação da verdade e da natureza).
e) Liberdade de criação e predomínio dos impulsos pessoais.
5-) Em que alternativa aparecem dois substantivos do gênero masculino?
a) cal, dinamite
b) lança-perfume, champanha
c) alface, telefonema
d) gengibre, omoplata
e) formicida, sentinela
6-) Sobre a poesia produzida pelas Academias Literárias (dos Singulares e dos Gêneros), só não podemos dizer que:
a) foi unida em duas antologias : Fênix Renascida e Pastilhão de Apolo.
b) Reflete a frivolidade e o rebuscamento da elite aristocrática e burguesa, em uma época de crise e decadência do país.
c) Resulta, muitas vezes, do propósito de exibir a habilidade versificatória dos acadêmicos.
d) Boa parte do que se escreveu tem caráter encomiástico (= bajulatório)
e) Representa uma resistência contra os exageros imagéticos e formais do Barroco.
7-) O Classicismo propriamente dito, tem por limites cronológicos, em Portugal, as datas de:
a) 1500 e 1601.
b) 1434 e 1516.
c) 1502 e 1578.
d) 1527 e 1580.
e) 1198 e 1434.
8-) Movimento estético que gravita em torno de três diretrizes, Natureza, Verdade e Razão, buscando fazer da literatura a "expressão racional da natureza para, assim, manifestar a verdade". Trata-se do:
a) Barroco
b) Romantismo
c) Simbolismo
d) Neoclassicismo
e) Modernismo
9-) (CESEP - PE) I - "O momento ideológico, na literatura do Setecentos, traduz a crítica da burguesia culta, ilustrada, aos abusos da nobreza e do clero." II - "O momento poético, na literatura do Setecentos, nasce de um encontro, embora ainda amaneirado, com a natureza e os afetos comuns do homem". III - "Façamos, sim, façamos doce amada / Os nossos breves dias mais ditosos." Estes versos desenvolvem o tema do carpe diem .
a) só a proposição I é correta;
b) só a proposição II é correta;
c) só a proposição III é correta;
d) são corretas somente as proposições I e II;
e) todas as proposições são corretas.
10-) Assinale a alternativa incorreta:
a) “Compre-se todas as propriedades desta região” Se = part. apassivadora.
b) “Por onde se vai ao CLQ?” Se = part. de indeterminação do sujeito.
c) “Os inimigos olham-se agora como amigos...” Se = objeto direto.
d) “Os fugitivos se morriam de sede e fome...” Se = objeto direto.
e) “A Lua se elevava nos céus...” Se = objeto direto.
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