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Simulados de Português
1-) Não se relaciona à medida nova:
a) versos decassílabos;
b) influência italiana;
c) predileção por formas fixas;
d) sonetos, tercetos, oitavas e odes;
e) cultura popular, tradicional.
2-) Bocage só não escreveu:
a) poesia satírica e obscena;
b) poesia lírica bucólica;
c) poesia lírica reflexiva;
d) poesia encomiástica e de circunstância;
e) poesia épica.
3-) Na oração: “Diz-se que o mundo vai acabar em chamas.”
a) o “se” é partícula apassivadora e a oração sublinhada é objetiva direta.
b) o “se” é partícula expletiva e a oração sublinhada é subjetiva.
c) o “se” é sinal de sujeito indeterminado e a oração sublinhada é predicativa.
d) o “se” é sinal de sujeito indeterminado e a oração sublinhada é objetiva direta.
e) o “se” é partícula apassivadora e a oração sublinhada é subjetiva.
4-) Um dos traços marcantes do atual período histórico é (...) o papel verdadeiramente despótico da informação. (...) As novas condições técnicas deveriam permitir a ampliação do conhecimento do planeta, dos objetos que o formam, das sociedades que o habitam e dos homens em sua realidade intrínseca. Todavia, nas condições atuais, as técnicas da informação são principalmente utilizadas por um punhado de atores em função de seus objetivos particulares. Essas técnicas da informação (por enquanto) são apropriadas por alguns Estados e por algumas empresas, aprofundando assim os processos de criação de desigualdades. É desse modo que a periferia do sistema capitalista acaba se tornando ainda mais periférica, seja porque não dispõe totalmente dos novos meios de produção, seja porque lhe escapa a possibilidade de controle. O que é transmitido à maioria da humanidade é, de fato, uma informação manipulada que, em lugar de esclarecer, confunde. (Milton Santos, Por uma outra globalização) Observe os sinônimos indicados entre parênteses: I. “o papel verdadeiramente despótico (= tirânico) da informação”; II. “dos homens em sua realidade intrínseca (= inerente)”; III. “são apropriadas (= adequadas) por alguns Estados”. Considerando-se o texto, a equivalência sinonímica está correta APENAS em:
a) I
b) II
c) III
d) I e II
e) I e III
5-) Sobre a poesia produzida pelas Academias Literárias (dos Singulares e dos Gêneros), só não podemos dizer que:
a) foi unida em duas antologias : Fênix Renascida e Pastilhão de Apolo.
b) Reflete a frivolidade e o rebuscamento da elite aristocrática e burguesa, em uma época de crise e decadência do país.
c) Resulta, muitas vezes, do propósito de exibir a habilidade versificatória dos acadêmicos.
d) Boa parte do que se escreveu tem caráter encomiástico (= bajulatório)
e) Representa uma resistência contra os exageros imagéticos e formais do Barroco.
6-) Sua história tem pouca coisa de notável. Fora Leonardo algibebe1 em Lisboa, sua pátria; aborrecera-se porém do negócio, e viera ao Brasil. aqui chegando, não se sabe por proteção de quem, alcançou o emprego de que o vemos empossado, o que exercia, como dissemos, desde tempos remotos. Mas viera com ele no mesmo navio, não sei fazer o quê, uma certa Maria de hortaliça, quitandeira das praças de Lisboa, saloia2 rechonchuda e bonitona. O Leonardo, fazendo-se-lhe justiça, não era nesse tempo de sua mocidade mal apessoado, e sobretudo era maganão3. Ao sair do Tejo, estando a Maria encostada à borda do navio, o Leonardo fingiu que passava distraído junto dela, e com o ferrado sapatão assentou-lhe uma valente pisadela no pé direito. A Maria, como se já esperasse por aquilo, sorriu-se como envergonhada do gracejo, e deu-lhe também em ar de disfarce um tremando beliscão nas costas da mão esquerda. Era isto uma declaração em forma, segundo os usos da terra: levaram o resto do dia de namoro cerrado; ao anoitecer passou-se a mesma cena de pisadela e beliscão, com a diferença d serem desta vez um pouco mais fortes; e no dia seguinte estavam os dois amantes tão extremosos e familiares, que pareciam sê-lo de muitos anos. (Manuel Antônio de Almeida, Memórias de um sargento de milícias) Glossário: 1 algibebe: mascate, vendedor ambulante. 2 saloia: aldeã das imediações de Lisboa. 3 maganão: brincalhão, jovial, divertido. (FUVEST) O trecho "fazendo-se-lhe justiça" mantém o restante do período em que aparece uma relação de:
a) causa.
b) conseqüência.
c) tempo.
d) contradição.
e) condição.
7-) A obra reúne uma série de artigos, iniciados com Velha Praga , publicados em O Estado de São Paulo a 14-11-1914. Nestes artigos o autor insurge-se contra o extermínio das matas da Mantiqueira pela ação nefasta das queimadas, retrógrada pratica agrícola perpetrada peã ignorância dos caboclos, analisa o primitivismo da vida dos caipiras do Vale da Paraíba e critica a literatura romântica que cantou liricamente esses marginais da civilização:
a) Contrastes e Confrontos (Euclides da Cunha);
b) Urupês (Monteiro Lobato);
c) Idéias de Jeca Tatu (Monteiro Lobato);
d) À Margem da História (Euclides da Cunha);
e) n.d.a.
8-) Assinale a associação incorreta:
a) Lobato – narrativa oral.
b) Lima Barreto – simplicidade, oposição ao preciosismo.
c) Graça Aranha – sincretismo entre Realismo, Simbolismo e Impressionismo.
d) Euclides da Cunha – “barroco cientifico”.
e) Coelho Neto – simplicidade, apontado pelos modernistas como exemplo.
9-) Das alternativas abaixo, indique a que não se aplica ao Simbolismo:
a) Valores fonêmicos como elemento estrutural.
b) O emprego adequado de símbolos.
c) Alucinações sinestésicas.
d) Exatidão descritiva.
e) Um código novo e requintado.
10-) (FUVEST) Bocage foi:
a) o poeta mais representativo do Arcadismo em Portugal;
b) o poeta mais representativo do Arcadismo no Brasil;
c) um poeta pré-romântico;
d) o escritor-chave para a compreensão do movimento barroco;
e) um cronista medieval.
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