Login
Cadastre-se
Quero ser
Universitário
Enade
Enem
Fies
Inep
MEC
Prouni
Sisu
Sisutec
Busca
de universitário
Faculdade
Estude no Exterior
Professor
Cursos
Cursos de Graduação
Curso de Programação
Desenvolvimento Pessoal
Pronatec
Estude
com
o ser universitário
Apostila de Vestibular
Simulados Online
Vestibular
Vídeo Aula
+ Educaçao
Entrevista
Just In Time!
Trabalho
Emprego
Mercado de Trabalho
Estágio & Treinee
Universitário
›
Simulados Online
›
Português
›
Simulado
Simulados de Português
1-) Na oração: “Diz-se que o mundo vai acabar em chamas.”
a) o “se” é partícula apassivadora e a oração sublinhada é objetiva direta.
b) o “se” é partícula expletiva e a oração sublinhada é subjetiva.
c) o “se” é sinal de sujeito indeterminado e a oração sublinhada é predicativa.
d) o “se” é sinal de sujeito indeterminado e a oração sublinhada é objetiva direta.
e) o “se” é partícula apassivadora e a oração sublinhada é subjetiva.
2-) Sua história tem pouca coisa de notável. Fora Leonardo algibebe1 em Lisboa, sua pátria; aborrecera-se porém do negócio, e viera ao Brasil. aqui chegando, não se sabe por proteção de quem, alcançou o emprego de que o vemos empossado, o que exercia, como dissemos, desde tempos remotos. Mas viera com ele no mesmo navio, não sei fazer o quê, uma certa Maria de hortaliça, quitandeira das praças de Lisboa, saloia2 rechonchuda e bonitona. O Leonardo, fazendo-se-lhe justiça, não era nesse tempo de sua mocidade mal apessoado, e sobretudo era maganão3. Ao sair do Tejo, estando a Maria encostada à borda do navio, o Leonardo fingiu que passava distraído junto dela, e com o ferrado sapatão assentou-lhe uma valente pisadela no pé direito. A Maria, como se já esperasse por aquilo, sorriu-se como envergonhada do gracejo, e deu-lhe também em ar de disfarce um tremando beliscão nas costas da mão esquerda. Era isto uma declaração em forma, segundo os usos da terra: levaram o resto do dia de namoro cerrado; ao anoitecer passou-se a mesma cena de pisadela e beliscão, com a diferença d serem desta vez um pouco mais fortes; e no dia seguinte estavam os dois amantes tão extremosos e familiares, que pareciam sê-lo de muitos anos. (Manuel Antônio de Almeida, Memórias de um sargento de milícias) Glossário: 1 algibebe: mascate, vendedor ambulante. 2 saloia: aldeã das imediações de Lisboa. 3 maganão: brincalhão, jovial, divertido. (FUVEST) No excerto, as personagens manifestam uma característica que também estará presente na personagem Macunaíma. Essa característica é a:
a) disposição permanentemente alegre e bem-humorada.
b) discrepância entre a condição social humilde e a complexidade psicológica.
c) busca da satisfação imediata dos desejos.
d) mistura das raças formadoras da identidade nacional brasileira.
e) oposição entre o físico harmonioso e o comportamento agressivo.
3-) (CESEP - PE) I - "O momento ideológico, na literatura do Setecentos, traduz a crítica da burguesia culta, ilustrada, aos abusos da nobreza e do clero." II - "O momento poético, na literatura do Setecentos, nasce de um encontro, embora ainda amaneirado, com a natureza e os afetos comuns do homem". III - "Façamos, sim, façamos doce amada / Os nossos breves dias mais ditosos." Estes versos desenvolvem o tema do carpe diem .
a) só a proposição I é correta;
b) só a proposição II é correta;
c) só a proposição III é correta;
d) são corretas somente as proposições I e II;
e) todas as proposições são corretas.
4-) Em Os Sertões , de Euclides da Cunha, a natureza:
a) condiciona o comportamento do homem, de acordo com as concepções do determinismo cientifico de fins do século XIX;
b) é objeto de uma descrição romântica impregnada dos sentimentos humanos do autor;
c) funciona como contraponto à narração, ressaltando o contaste entre o meio inerte e o homem agressivo;
d) é o tema da primeira parte da obra, A Terra , mas não funciona como elemento determinante da ação;
e) é cenário desolador, dentro do qual vivem e lutam os homens que podem transformá-la, sem que sejam por ela transformados.
5-) Sua história tem pouca coisa de notável. Fora Leonardo algibebe1 em Lisboa, sua pátria; aborrecera-se porém do negócio, e viera ao Brasil. aqui chegando, não se sabe por proteção de quem, alcançou o emprego de que o vemos empossado, o que exercia, como dissemos, desde tempos remotos. Mas viera com ele no mesmo navio, não sei fazer o quê, uma certa Maria de hortaliça, quitandeira das praças de Lisboa, saloia2 rechonchuda e bonitona. O Leonardo, fazendo-se-lhe justiça, não era nesse tempo de sua mocidade mal apessoado, e sobretudo era maganão3. Ao sair do Tejo, estando a Maria encostada à borda do navio, o Leonardo fingiu que passava distraído junto dela, e com o ferrado sapatão assentou-lhe uma valente pisadela no pé direito. A Maria, como se já esperasse por aquilo, sorriu-se como envergonhada do gracejo, e deu-lhe também em ar de disfarce um tremando beliscão nas costas da mão esquerda. Era isto uma declaração em forma, segundo os usos da terra: levaram o resto do dia de namoro cerrado; ao anoitecer passou-se a mesma cena de pisadela e beliscão, com a diferença d serem desta vez um pouco mais fortes; e no dia seguinte estavam os dois amantes tão extremosos e familiares, que pareciam sê-lo de muitos anos. (Manuel Antônio de Almeida, Memórias de um sargento de milícias) Glossário: 1 algibebe: mascate, vendedor ambulante. 2 saloia: aldeã das imediações de Lisboa. 3 maganão: brincalhão, jovial, divertido. (FUVEST) O trecho "fazendo-se-lhe justiça" mantém o restante do período em que aparece uma relação de:
a) causa.
b) conseqüência.
c) tempo.
d) contradição.
e) condição.
6-) O culto aos valores universais – o Belo, o Bem, a Verdade e a Perfeição – e a preocupação com a forma aproximaram o Classicismo de duas escolas literárias posteriores. Aponte a alternativa que identifica essas escolas:
a) Barroco e Simbolismo;
b) Arcadismo e Parnasianismo;
c) Romantismo e Modernismo;
d) Trovadorismo e Humanismo;
e) Realismo e Naturalismo.
7-) Das alternativas abaixo, indique a que não se aplica ao Simbolismo:
a) inovações, simultaneidade de traços, dinamicidade, ausência de seqüência temporal e descritor-observador.
b) O poeta evita que os sentimentos interfiram na abordagem da realidade.
c) O valor musical dos signos lingüísticos é um efeito procurado pelos poetas.
d) O simbolismo mantém ligações com a poética romântica.
e) O tema da morte é valorizado pelos simbolistas.
8-) "O poeta que não seguir aos Antigos perderá de todo o norte, e não poderá jamais alcançar aquela força, energia e majestade que nos retratam o famoso e angélico semblante da Natureza. Devemos imitar e seguir os Antigos: assim no-lo ensina Horácio, no-lo dita a razão; e o confessa todo o mundo literário." O texto acima, de autoria de Correia Galvão, um dos fundadores da Arcádia Lusitana, define propostas do neoclassicismo que:
a) serão integralmente respeitadas por Bocage;
b) contradizem os ideais clássicos;
c) serão retomadas e adaptadas, no século XIX, pelo Parnasianismo;
d) propõem a valorização do subjetivismo e da originalidade;
e) se incompatibilizam com a tradição renascentista.
9-) Assinale a alternativa incorreta sobre o Barroco português:
a) Foi mais expressivo na prosa do que na poesia.
b) Corresponde a uma fase de decadência de Portugal, primeiro dominado pela Espanha (1580-1640) e depois pressionado pela concorrência da Holanda e outro países.
c) A cultura acadêmica era frívola, rebuscada e voltada para a bajulação dos poderosos.
d) O surgimento do Mito Sebastianista, associada aos mitos messiânicos do Encoberto e do Quinto Império, pode ser interpretado como uma reação “nacionalista” à estagnação e decadência do país.
e) A poesia épica, voltada para a exaltação dos heróis do passado, foi o gênero literário mais significativo no Barroco luso.
10-) Assinale a alternativa sem partícula apassivadora:
a) Esclarecer-se são todas as dúvidas.
b) Se tudo se resolvesse a contento, não haveria dissensões.
c) Se se fizesse o projeto original, não haveria fracasso.
d) Ele deixou-se vagar pela noite.
e) Observa-se em todos o toque de um gênio.
Conteúdo Gratuito, porém, necessário estar logado!
Por favor, realize o login para total acesso ao conteúdo do
Ser Universitário
.
Login