Ser Universitario
 

Simulados de Química

1-) (FESP - UPE) Um determinado "HInd" apresenta uma constante de dissociação, K i = 1,0 x 10 -5 . Admitindo-se que a forma não-ionizada tem a coloração " amarela " e o íon- Ind- tem a coloração " roxa ", é de se esperar que as soluções aquosas de hidróxido de sódio, carbonato de potássio, borato de sódio e cianeto de potássio, quando em contato com algumas gotas do indicador, apresentem respectivamente as colorações:




2-) (USP) A solubilidade do hidróxido de estrôncio em água, na temperatura ambiente, é de 4 x 10 -2 moles por litro. O produto de solubilidade do Sr(OH) 2 , portanto será de:




3-) COMBIMED) Tem-se uma solução a pH = 7,0 e pretende-se acidificá-la de modo que o pH fique em torno de 6,0. Pode-se conseguir isso borbulhando na solução:




4-) Numa reação temos x moles / l de H 2 e y moles / l de O 2 . A velocidade da reação é V 1 . Se dobrarmos a concentração de hidrogênio e triplicarmos a de oxigênio, a velocidade passa a V 2 . Qual a relação V 1 / V 2 ? Dado: 2H 2 + O 2 2H 2 O




5-) (METODISTA) Os raios catódicos são constituídos por:




6-) (ITA) O iodo é:




7-) (USP) A solubilidade de um certo cloreto MC l 2 em água é de 1,0 x 10 -3 . moles/litro. O seu produto de solubilidade será:




8-) (UFSC) Responda com relação às afirmações: I. Uma reação química ocorre na eletrosfera do átomo. II. As partículas b têm massa igual a 4. III. As reações nucleares ocorrem na eletrosfera do átomo. IV. Os raios g não são defletidos num campo elétrico. V. As partículas a têm a carga igual a +2. As afirmações corretas são:




9-) Analise o texto: O número máximo de elétrons em um nível pode ser dado pela expressão 2n 2 , onde n é o número quântico principal do nível. Assim, o número máximo de elétrons para o quinto nível seria, teoricamente:




10-) (SANTA CASA) Considerando os valores da constante de ionização da água em função da temperatura: Temperatura (K) 298 323 Kw 1 x 10 -14 5,3 x 10 Podemos afirmar que na água pura: