Ser Universitario
 

Simulados de Química

1-) (UFC - CE) A chuva ácida, uma das formas de poluição mais agressivas ao meio ambiente, é capaz de destruir ecossistemas terrestres e aquáticos. Tal fenômeno ocorre, principalmente, quando vapores de água se combinam com os gases SO 2 e NO 2 , liberados por indústrias que utilizam a queima de carvão como fonte de energia. Com relação à chuva ácida, é correto afirmar que:




2-) (MACK) Um solvente puro tem temperatura de ebulição (t e ) e temperatura de solidificação (t s ). Adicionando-se soluto não volátil ao solvente, as temperaturas de ebulição e solidificação para a solução serão (t’ e ) e (t’ s ), respectivamente. É correto afirmar que:




3-) No esquema abaixo encontramos duas distribuições eletrônicas de um mesmo átomo neutro. 1s2 2s2 A 1s2 2s1 2p1 B




4-) Numa reação temos x moles / l de H 2 e y moles / l de O 2 . A velocidade da reação é V 1 . Se dobrarmos a concentração de hidrogênio e triplicarmos a de oxigênio, a velocidade passa a V 2 . Qual a relação V 1 / V 2 ? Dado: 2H 2 + O 2 2H 2 O




5-) PUC) O produto iônico da água aumenta com a temperatura e a 100°C vale aproximadamente 10 -13 . Nesta temperatura, uma solução que apresente pH = 7:




6-) (OSEC) A pressão do vapor de um líquido puro molecular depende:




7-) (FSJT) Se o momento dipolar do cloreto de berílio é nulo, qual a estrutura de sua molécula?




8-) (OSEC) Algumas correções feitas por Böhr ao átomo de Rutherford referem-se:




9-) Analise o texto: O número máximo de orbitais em um subnível pode ser dado pela expressão (2 + 1), onde é o número quântico secundário. Sendo assim, um subnível com = 5 apresentaria:




10-) (SANTA CASA) A reação hipotética 2X + 2Y P + Q poderá ocorrer segundo o seguinte mecanismo: X + Y Z + W .............................. V 1 X + Z P ...................................... V 2 W + Y Q .................................... V 3 (soma): 2X + 2Y P + Q .......................... V 4 onde V são as velocidades das reações expressas em mol . l -1 . s -1 . Admitindo que V 1 = V 3 > V 2 , a velocidade global, V 4 , deverá ser mais próxima de: